PF combate organização criminosa que vendia diplomas falsos na Região dos Lagos

A Operação Side Job 2 cumpriu mandados de busca e apreensão em Cabo Frio; investigação teve início após denúncia do CREA-RJ

Região dos Lagos – A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (17), a Operação Side Job 2. A ação visa desarticular uma organização criminosa especializada na comercialização de diplomas falsos de ensino superior, técnico e médio, com abrangência em todo o território nacional.

Nesta fase, agentes da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários (DELEFAZ), com o suporte da Delegacia da PF em Macaé (DPF/MCE), cumpriram dois mandados de busca e apreensão no município de Cabo Frio, na Região dos Lagos.


O desdobramento atual é fruto de uma diligência realizada em outubro de 2024. Na ocasião, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA/RJ) apresentou uma denúncia após identificar que um indivíduo tentou obter o registro profissional utilizando um diploma falso de bacharel em Engenharia Civil.
A partir desse caso isolado, a Polícia Federal aprofundou as investigações e conseguiu identificar os supostos responsáveis pela emissão e venda dos documentos fraudulentos, culminando na operação de hoje.


Durante o cumprimento dos mandados em Cabo Frio, os policiais apreenderam:
– Aparelhos celulares e um disco rígido (HD);
– Cerca de 20 diplomas falsos;
– Documentos diversos de interesse para a investigação.

Todo o material recolhido foi encaminhado à Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro, onde passará por perícia técnica. Os envolvidos poderão responder pelos crimes de organização criminosa e falsificação de documento público, conforme previsto no Código Penal.

Picture of Matheus Douglas

Matheus Douglas