CABO FRIO – O Centro de Especialidades Médicas (CEAD) pode ter os atendimentos suspensos a partir desta segunda-feira por conta da falta de energia elétrica que já dura três dias. A situação tem gerado revolta e preocupação entre pacientes e funcionários, que relatam condições precárias dentro da unidade.
Segundo um paciente que enviou um vídeo à reportagem, o cenário é de completo abandono. “O CEAD está no terceiro dia sem luz, sem geladeira, sem café, água acabando, uma nuvem de mosquitos quase carregando pacientes e funcionários, muito calor, uma escuridão sem fim e todo mundo ficando sem celular por falta de carga”, descreveu.
Ainda de acordo com as informações, a falta de energia teria sido provocada por um curto-circuito no aparelho de Tomografia Computadorizada (TC). Um eletricista, parente de um funcionário da unidade, afirmou que houve princípio de incêndio na rede elétrica. “Pegou fogo nas instalações por causa do TC. A rede não suporta”, disse.
Sem energia, a unidade enfrenta dificuldades para manter serviços básicos, conservar medicamentos e realizar exames, o que coloca em risco a continuidade dos atendimentos e a segurança de pacientes e profissionais.
Até o momento, não há previsão oficial para a normalização do fornecimento de energia. Enquanto isso, usuários do sistema de saúde temem o fechamento temporário do CEAD e cobram uma solução urgente das autoridades responsáveis.





