Casimiro de Abreu se destaca como polo do RJ+Cultura com cursos gratuitos de dança, teatro e música

Casimiro de Abreu – A cidade da Região dos Lagos é um dos principais polos do projeto RJ+Cultura, que está com inscrições abertas para cursos gratuitos de dança, teatro e música no interior do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa, patrocinada pela Enel Rio, coloca o município em evidência ao integrar uma ampla ação de formação continuada, que além de Casimiro de Abreu também será realizada nas cidades de Paraty, Itaocara, Guapimirim e Areal.

No município, o RJ+Cultura reforça o compromisso com a democratização do acesso à cultura, oferecendo aulas regulares e festivais semestrais gratuitos voltados para crianças, jovens e adultos a partir dos seis anos de idade. Os interessados devem realizar o cadastro até o dia 15 de janeiro, por meio do site oficial do programa.

A proposta do projeto em Casimiro de Abreu é fortalecer as tradições culturais locais e criar um espaço permanente de aprendizado, troca e expressão artística, dialogando diretamente com a identidade e a diversidade do território. Com encontros semanais, a formação integra a arte ao cotidiano da cidade, transformando a experiência cultural em uma vivência contínua, acessível e significativa para a população.

Com duração de um ano, o RJ+Cultura prevê a criação de mais de 50 turmas nas cinco cidades participantes, impactando cerca de 1.600 alunos. Em Casimiro de Abreu, assim como nos demais municípios, os ciclos formativos são semestrais, com turmas distribuídas nos turnos da manhã, tarde e noite, atendendo até 30 alunos por horário. Ao final de cada semestre, os participantes apresentam os conhecimentos adquiridos em festivais que reúnem dança, teatro e música, fortalecendo o vínculo entre alunos e comunidade.

Segundo o diretor do RJ+Cultura, Paulo Feitosa, o projeto busca ampliar o acesso às artes em espaços públicos e integrados à rotina da população. “Em cidades como Casimiro de Abreu, a proposta é aproximar a formação artística do cotidiano local, conectando o programa a iniciativas já consolidadas, como a Rede CINE+, que oferece programação audiovisual gratuita”, destacou.

Casimiro de Abreu, assim como os demais municípios participantes, já conta com uma sala audiovisual multiuso da Rede CINE+. A integração entre os projetos amplia o papel desses espaços como centros vivos de cultura. Para a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, a iniciativa fortalece as culturas locais. “Nosso objetivo é que cada unidade do Cine+ se torne um ponto permanente de encontro, aprendizado e criação artística”, ressaltou.

Na abertura da programação em Casimiro de Abreu, o curso de música será voltado para práticas com instrumentos de percussão. O curso de teatro, oferecido em todas as cidades, aborda módulos de improvisação, dramaturgia e interpretação. Já as formações em dança complementam o eixo artístico do projeto, ampliando as possibilidades de expressão cultural.

O RJ+Cultura é realizado pela Cinco Elementos Produções, com apoio institucional do Instituto CINE+, consultoria executiva do Instituto Ibero Culturas e patrocínio da Enel Distribuição Rio e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Picture of João Víctor Campos

João Víctor Campos