Região dos Lagos – Obras da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) seguem paralisadas em diferentes regiões do Estado do Rio de Janeiro, acumulando um prejuízo estimado em R$ 170 milhões. Ao todo, oito prédios permanecem inacabados, refletindo anos de abandono e falta de conclusão dos projetos voltados à educação técnica e profissionalizante.
Entre as unidades com obras interrompidas está uma localizada na Fazenda Campos Novos, em Cabo Frio que deveria ampliar a oferta de ensino técnico, mas hoje simboliza o desperdício de recursos públicos e a frustração de estudantes e comunidades que aguardavam a entrega do espaço.
O cenário se agrava diante de uma possível crise no financiamento da educação.
Em entrevista ao podcast Fala Dirley, nesta quinta-feira (08/01), o ex-governador e ex-deputado federal Antônio Garotinho afirmou que o Estado do Rio de Janeiro será o único do país a não receber recursos do Fundeb em 2026. Caso a informação se confirme, o impacto pode ser significativo, especialmente para a manutenção de escolas, pagamento de profissionais da educação e investimentos em infraestrutura.
A combinação de obras paradas, milhões de reais já investidos sem retorno e a ameaça de perda de recursos federais levanta novos questionamentos sobre a gestão da educação no estado e reforça a cobrança por respostas e soluções por parte do poder público.





